• Canal do Médico

    Para maior comodidade e segurança no auxílio ao diagnóstico o Controle conta com o Canal Direto do Médico.

    leia mais
  • Clientes

    A mais de 15 anos de experiencia e cuidados de saúde com seu público

    leia mais
  • Espaço Saúde

    A série DE OLHO NA SAÚDE, contém respostas para as perguntas mais frequentes sobre algumas doenças.

    leia mais
  • Controle Kids

    Unidade especializada para atendimento à crianças.

    leia mais
  • Exames realizados

    Conheça as orientações e instruções dos exames realizados pelo Controle

    leia mais

Dosagem de Vitamina B12

vitamina-b12O exame de vitamina B12 dosa a quantidade de B12 no organismo. A vitamina B12 é importante para muitas funções básicas do corpo como saúde cerebral, produção de células sanguíneas e funcionamento adequado dos nervos. Níveis baixos da vitamina B12 podem causar danos graves nos nervos e deterioração das funções cerebrais.

Mulheres que estiverem amamentando também devem monitorar seu nível da vitamina B12. A deficiência dessa vitamina na mãe aumenta os riscos da criança sofrer danos neurológicos e problemas de desenvolvimento.

O exame é simples e requer apenas uma amostra de sangue. O exame leva apenas alguns minutos, mas pode fornecer informações muito valiosas sobre a presença ou ausência dessa vitamina essencial para o organismo.

O médico poderá recomendar o exame da vitamina B12 se uma pessoa apresentar sintomas como:

  • formigamento nas mãos e pés;
  • problemas de equilíbrio;
  • frequência cardíaca acelerada;
  • confusão mental;
  • demência;
  • fraqueza;
  • perda de apetite.

O médico também poderá pedir o exame se suspeitar de anemia perniciosa. A anemia perniciosa é a diminuição de glóbulos vermelhos no sangue que ocorre quando os intestinos não conseguem absorver a vitamina B12. Os sintomas dessa doença incluem diarreia ou constipação, exaustão, perda de apetite, pele pálida e língua avermelhada e inflamada ou sangramento das gengivas. Os sintomas da anemia perniciosa normalmente não são observados até os 30 anos de idade; a idade média do diagnóstico é de 60 anos (Gersten, 2012).

Os riscos de deficiência de vitamina B12 são muito maiores para veganos ou vegetarianos. Isso ocorre porque a maioria das fontes de vitamina B12 é de animal como por exemplo:

  • laticínios;
  • ovos;
  • peixes;
  • carnes.

Os veganos, vegetarianos e pessoas com problemas de saúde específicos que afetem a absorção de B12 no organismo podem precisar de um exame de vitamina B12. O paciente deve conversar com o médico se tiver:

  • anemia perniciosa – uma doença na qual os intestinos não conseguem absorver a vitamina B12.
  • doença celíaca – uma doença na qual o glúten (encontrado em produtos com trigo, cevada, centeio e às vezes aveia) faz o sistema imunológico reagir e danificar a camada de revestimento do intestino. O revestimento do intestino contém vilosidades intestinais que ajudam o corpo a absorver nutrientes. Com a destruição dessas vilosidades, a doença celíaca causa desnutrição.
  • Doença de Crohn – uma doença autoimune que causa inflamação persistente no trato gastrointestinal. Essa doença afeta primariamente os intestinos, mas pode afetar também o reto e a boca. Os sintomas mais frequentes são cólicas abdominais, cansaço, febre e diarreia.
  • Gastrite atrófica – uma doença caracterizada pelo estreitamento da camada que reveste o estômago, o que reduz a capacidade de o organismo produzir ácidos estomacais adequados. O ácido estomacal ajuda a quebrar a vitamina B12 para que possa ser absorvida pelo estômago.

Uma pessoa também pode precisar de um exame da vitamina B12 se estiver usando medicamentos para o tratamento do diabetes ou refluxo ácido, já que alguns desses medicamentos podem interferir com os níveis saudáveis da vitamina B12.

A pessoa provavelmente não poderá comer por 8 a 10 horas antes do exame e precisa ter certeza de se manter bem hidratada nos dias anteriores ao exame. O paciente também precisa informar ao médico sobre todos os medicamentos prescritos ou de venda livre que estiver tomando, já que alguns medicamentos podem interferir com o resultado do exame.

O médico limpará uma região pequena do braço ou cotovelo do paciente com antisséptico ou álcool. Em alguns casos, o médico amarrará uma faixa elástico em volta do braço do paciente para aumentar o fluxo de sangue. Isso facilitará bastante a coleta de sangue.

Depois, uma agulha será inserida na veia. O tubo que coletará o sangue estará conectado no outro lado da agulha.

Depois que for coletado suficiente sangue, o médico retirará a agulha. O médico colocará depois um chumaço de algodão e um curativo para parar o sangramento na região que a agulha perfurou a pele.

O exame é relativamente indolor, mas o paciente pode sentir uma picada quando a agulha for inserida no braço. Também é possível sentir um pouco de dor ou um hematoma no braço por alguns dias após o exame.

Um paciente que tiver um distúrbio de sangramento, como hemofilia, ou que tiver tido problemas de coagulação do sangue no passado deve falar com o médico sobre esses problemas antes do exame. Ele pode sofrer sangramento excessivo no local da punção e é essencial notificar o médico sobre esses problemas antes do exame.

Embora raro, é possível que a veia da qual o sangue foi colhido fique inflamada. Esse distúrbio é chamado de flebite. Embora, em geral, o problema não seja grave, o paciente deve avisar o médico se estiver sentindo dor, inchaço ou uma sensação latejante no braço depois do exame.

Níveis altos ou baixos de vitamina B12 pode ser um problema.

Níveis altos da vitamina B12 podem estar presentes em pessoas com doenças no fígado, certos tipos de leucemia e diabetes. Os níveis de vitamina B12 podem ser muito altos em pessoas obesas ou que comem muita carne.

Níveis baixos de vitamina B12 podem sugerir:

  • anemia por deficiência de vitamina B 12;
  • um parasita intestinal;
  • hipertireoidismo (tireoide hiperativa);
  • anemia por deficiência de ácido fólico.

A pessoa pode não estar consumindo vitamina B12 o suficiente em sua dieta.

Muitos casos de deficiência de vitamina B12 estão ligados a problemas de saúde subjacentes que precisam ser tratados. Mas algumas medidas preventivas podem ser adotada para evitar deficiências de vitaminas, as quais incluem prestar atenção na dieta, principalmente veganos ou vegetarianos. Tentar consumir uma quantidade suficiente de alimentos que sejam fontes da vitamina B12 como carne, peixe, frango, ovos e leite. Vegetarianos e veganos podem tentar leite de soja e cereais enriquecidos. Uma pessoa que acreditar que corre risco, também pode tomar suplementos da vitamina B12 que estão disponíveis na maioria das lojas de produtos naturais.

Não há nenhum comentário.

Deixe uma resposta

Você deve estar logado para postar um comentário.